Sneakerhead: entenda o que é e conheça 7 tipos

O termo sneakerhead é usado para designar quem é apaixonado por tênis e, falando sério, todos nós somos. Cada pessoa tem o seu modelo e a sua marca preferida, mas no final o que importa é sempre estarmos com um tênis nos pés. Então, questionamos novamente, será que você é um sneakerhead? Se tem interesse descobrir esse conceito e saber mais sobre esse universo, continue lendo!

O que é sneakerhead?

Uma das primeiras referências que temos quando ouvimos: “um apaixonado por tênis”, é de um adolescente com aquele closet abarrotado de Air Jordan – mas calma! será que é isso mesmo?

Um sneakerhead é a pessoa aficionada por tênis, geralmente, consumidores de NikeAdidas, New Balance, Balenciaga, Supreme e Lous Vitton. Um verdadeiro sneaker busca um design estiloso, valoriza a história e a inspiração, até o chegar no produto final. Além do mais, reconhece e admira quem usa os modelos exclusivos e busca ter em sua coleção designs ímpares. Se identificou?

O ponto de virada dessa cultura ocorreu quando a Nike lançou a sua linha emblemática de Jordans. Cada modelo celebra uma passagem da vida profissional do jogador, há 35 anos ou mais, a marca homenageia a carreira do Michael Jordan com designs únicos.

A linha é tão renomada que um de seus modelos deteve por um tempo o recorde de par de tênis mais caro do mundo vendido: um sample Nike Air Jordan 1 autografado, foi leiloado com preço inicial de 1 milhão de dólares – não é brincadeira! Esse recorde foi quebrado em 2021 pelo Nike Air Yeezy 1, que foi leiloado por 1.8 milhões de dólares. 

E aí, teria coragem de investir essa quantia? Quem compra um exemplar desse valor pode ser um hypebeast ou um colecionador. Aliás, esses são alguns dos conceitos enraizados no sneakerhead. Continue lendo para descobrir em qual você se encaixa.

7 tipos de sneakerhead

A cultura do sneakerhead vai muito além de usar um tênis, existe uma diferenciação dentro do nicho. Você pagaria um valor milionário por um par? Prefere os clássicos ou os exóticos? Bós listamos sete conceitos, para que você entenda que tipo de sneakerhead é!

1. Sneakernerd

Ele mergulha em cada modelo como se não houvesse amanhã e se torna uma enciclopédia. Pesquisa o ano, a história, a inspiração, o criador, para quem é o modelo, os detalhes técnicos, as minuciosidades anatômicas – isso é o que um sneakernerd faz! Ele pesquisa cada informação disponível e este conhecimento que ele tem sobre os inúmeros modelos o tornam o nerd deste universo.

2. Despreocupado

Já pensou em usar um modelo caríssimo e nem se importar com o restante do visual? Então, se você conhece alguém que faz isso, saiba que ele é um despreocupado, ou como eles se identificam: mulambo. Usualmente, o despreocupado usa qualquer bermuda, uma camiseta velha e nos pés um tênis de alto padrão. E detalhe, ele não se importa com furos, manchas ou cores desbotadas, o que importa é estar com um modelo sensacional.

3. Hypebeast

É a pessoa que usa o que está em alta, com alto valor de mercado, com designs descolados e que os colocam numa posição diferenciada, de exclusividade. Um hypebeast compra tudo o que a marca oferece, desde os modelos de tênis até garrafinha de água a um preço exorbitante, é o caso de quem usa Supreme e Off White, geralmente as redes sociais dessas pessoas bombam, afinal, os usuários amam outfits caríssimos assim como o público do HighEnd.

4. HighEnd

A diferença entre o HighEnd e o HypeBeast é que este em questão possui apenas pares de marcas luxuosas. Essa pessoa só compra marcas de tênis de high fashion como Gucci, Burberry, Louis Vitton, Balenciaga, Chanel e outras de luxo. Normalmente, costumam ostentar outfits completos da marca em redes sociais e isso os coloca como ícones da moda.

5. Fashionista

O fashionista é o sneakerhead da moda, antenado em todos os lançamentos e sempre usa o que está no auge. Essa pessoa se preocupa com a sua produção da cabeça aos pés, prezando sempre por um estilo acima da média e, claro, o look inteiro combinando entre si, embora não valorize a história, quem usou ou criou. O que importa é ser fashion.

6. Colecionador

Como o próprio nome já diz, é o sneakerhead que guarda cada modelo que compra, enchendo seu closet de modelos exclusivos e dificilmente ele vende algum par – inclusive é isso que o torna diferente. Outra caraterística é a sua busca por modelos ímpares, de preferência que os designs sejam sample, family and friend, hyperstriker ou player exclusive. Se você não entendeu o que esses termos querem dizer, fique tranquilo. Daqui a alguns instantes nós explicamos cada um.

7. OG

Esse é o sneakerhead raiz, afinal, todos os tênis que ele gosta são os clássicos. Ao contrário do fashionista que usa modelos com estampas diferenciadas e solados desconstruídos, o OG preza pelos modelos tradicionais. Gosta de Asics, New Balance, Nike Air Max e não gosta de nenhum tipo de mudança nos tênis, mesmo que sejam no formato anatômico do clássico. Exemplo: entre um Air Max branco e um Air Max Animal Print, qual o OG prefere? O branco.

4 termos técnicos de sneakerhead para você entender

Ao longo do texto nós usamos sample, hyperstrike ou player exclusive, mas não explicamos o que cada uma das palavras significa. Chegou o momento de entender o que quer dizer cada um desses termos técnicos.

1. HS – Hyperstriker

As marcas utilizam essa sigla para determinar que aquele modelo tem pouquíssimas unidades, o que chama a atenção dos colecionadores.

2. F&F – Family and Friend

Modelos que são confeccionados apenas para algumas pessoas, como o próprio nome já diz, amigos e família. Dificilmente esses tênis são comercializados para o público. Para conseguir um F&F é preciso ter contatos dentro das fábricas ou com as pessoas que receberam o par – assim você compra quando elas estiverem dispostas a vender.

3. PE – Player Exclusive

São tênis desenvolvidos para um grupo específico, dessa maneira os jogadores acabam recebendo modelos personalizados para usar na liga e nas competições. Depois acabam vendendo, pois sabem que eles possuem um alto valor no mundo dos sneakerheads. Isso já aconteceu até com o Lebron James, ele recebeu o design Lebron 3 PE Lakers e o vendeu posteriormente.

4. Sample

Geralmente, antes do lançamento é feito um tênis piloto para analisar a anatomia, as cores, o design, enfim, o produto final antes de ir para o mercado propriamente. Este modelo teste é chamado de Sample.

Agora que você já conhece um pouco da cultura, conte para gente qual sneakerhead você é! Aproveite para conhece 8 modelos de tênis, do sneaker ao casual. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário