Skate: escolhendo o shape certo para o seu tamanho e modalidade!

O shapeque também conhecido como deck – é um dos componentes mais característicos e importantes do skate. Escolher bem o seu pode deixar seu rolê muito mais fluido e confortável, além de facilitar manobras específicas de cada modalidade. Diversos aspectos entram na decisão, o que pode exigir um pouquinho de experiência e feeling.

Tá a fim de entender melhor as diferenças entre os shapes disponíveis no mercado, as influências exercidas por elementos como altura do skatista e tamanho dos pés, além de conhecer qual modalidade se dá melhor com cada shape? Fique com a gente que a Postal te ajuda!

O formato e a composição do shape

shape santa cruz powerlyte gremlin patrol black 8

Todo shape se divide em duas partes principais: nose e tail (ou nariz e cauda). Essas são as duas abas arredondadas que se elevam nas pontas do skate, e é nelas que o skatista aplica pressão para realizar os saltos e flips. O nose costuma ser um pouquinho mais largo que o tail, em especial nos shapes old school.

Os shapes também se alteram em níveis de concavidade. Existem desde decks completamente retos, planos do nose ao tail, até aqueles bem côncavos, com abas acentuadas que facilitam bastante as manobras de kick.

Quanto à composição, os decks podem ser produzidos em marfim puro, marfim com fibra de vidro e maple canadense. A madeira maple é extremamente leve e resistente, e constitui a matéria prima mais cara e de maior qualidade para os shapes.

Shapes de marfim são mais baratos, um pouco mais pesados e ligeiramente menos duráveis. As opções com fibra de vidro, por sua vez, chegaram para oferecer mais resistência, sem pesar – são ótimas pra quem quer um bom custo-benefício!

As medidas do seu shape

shape girl skateboards biebel grid og deck 8

O principal ponto a se considerar é a largura do deck. O comprimento também se altera, mas isso só acontece para que o skate permaneça proporcional e estável com as diferentes larguras. Essa medida será sempre exposta em polegadas, e costuma variar entre 7,5” e 9”. 

Os shapes mais largos costumam ser mais pesados e estáveis, oferecendo maior superfície de contato para os pés e um controle muito maior da direção. Ao mesmo tempo, os decks com larguras menores ficam mais leves, mais velozes e muito mais ágeis na hora de virar. Agora, com essas informações na mesa, fica bem mais fácil dizer qual tipo de rolê tem maior afinidade com cada deck.

  • Shapes para vertical e bowls: mais largos e estáveis

Nas rampas e piscinas, a velocidade atingida pelo skatista costuma ser bem maior que na rua. Isso faz com que ele precise de uma maior estabilidade para realizar as transições sem sair desgovernado por aí.

Um skate mais pesado e mais largo com grande superfície de controle oferece a segurança necessária para pegar altura no bowl ou vertical e aterrizar de maneira correta. Os flips ficam um pouco prejudicados, e pra isso existem os decks em larguras menores.  

  • Shapes para street: mais estreitos e ágeis

Os skates para street costumam variar entre 7.5 polegadas e 8 polegadas. Por serem menores e mais leves, viram com muito mais facilidade e se adaptam melhor a manobras mais técnicas como os flips e os 180º, tão comuns nesse tipo de rolê.  

Vale dizer que esses tamanhos não são regra. Tem muita gente dando ótimos rolês de street com decks em larguras maiores que 8 polegadas. As medidas gerais do skate, na verdade, envolvem uma boa dose de preferências pessoais, feeling, experiência, e até elementos como altura e tamanho dos pés podem interferir. Bora falar sobre isso!

E o tamanho dos pés? E a altura do skatista?

As opiniões da comunidade sobre a influência da altura e do número do sapato do skatista na escolha do shape são bem divididas. Há quem diga que isso é super relevante, enquanto uma galera se concentra apenas na modalidade do rolê, mesmo.

O consenso geral é que crianças com menos de um metro e meio devam usar os decks menores e mais leves, com 7,5 polegadas. Pessoas com mais altura e pés maiores já conseguem sustentar algumas polegadas extras. Lembrando que, se seus pés forem grandes, algo entre os números 40 e 43, pode ficar complicado de controlar os shapes mais finos

Para tirar a dúvida, experimente com vários tamanhos e sinta as mudanças no desempenho. Lembre-se, ainda, de que outros componentes como trucks e rodas também fazem uma super diferença!

E aí, já deu pra ter uma ideia melhor sobre seu shape ideal? Converse com a gente e conte tudo na sessão de comentários. Queremos saber suas opiniões, dúvidas e experiências!

Para mais conteúdo sobre streetwear, skate e tudo que há de bom, siga a Postal Skate Shop no Instagram – a gente interage todo dia e sempre mostra novidades da loja. Nos vemos por lá!

Deixe um comentário