TOP 5 melhores rolamentos de skate

E então você está montando um setup para curtir o rolê e percebeu que tudo está em seu devido lugar: shape, trucks, rodas, lixas, rolamento. Rolamento? Você esqueceu do rolamento, uma peça importantíssima para a montagem do seu skate.

Mas, diante de tantas marcas de renome do skateboarding, qual rolamento comprar? Afinal, será que é tudo igual? Quais rolamentos são os melhores do mercado? São essas perguntas que te respondemos no post de hoje, para te ajudar a escolher o rolamento ideal para o seu skate.

Rolamento: o que é e quais funções têm?

Nos primórdios do skateboarding, as rodas eram equipadas com caixas de bilhas de difícil manutenção. Somente em 1974 os rolamentos surgiram como uma alternativa mais prática, funcional e de fácil manutenção.

Os rolamentos são pecinhas de metal minúsculas e arredondadas que vão dentro das rodas de skate, podendo ser considerados uma espécie de miolo da roda. Em linhas gerais, são compostos por uma anel de metal interno e outro externo, separados por uma esfera que pode ser encontrada em diversas cores.

Rolamentos de skate com detalhes azuis, um em cima do outro

A grande função dos rolamentos é possibilitar o giro da roda, diminuindo o atrito com os trucks. Além disso, esses pequenos discos de metal são responsáveis por dar maior velocidade e precisão aos movimentos, por isso são tão importantes quando montamos um setup.

Sistema de classificação ABEC

Há quem acredite que a ABEC é uma marca, mas na verdade é uma sigla que designa Anular Bering Engineers Commission, utilizada para fazer a classificação dos rolamentos dos skates. Quanto às medidas dos rolamentos, essas peças seguem um tamanho universal, a saber: 8mm no centro, 7mm de largura e 22mm de diâmetro interno.

A ABEC classifica os rolamentos a partir de uma numeração que varia do 1 ao 15, mais precisamente: 1, 3, 5, 7, 9,11 e 15, isto para avaliar a precisão utilizada na fabricação da roda.

Nesse sentido, quanto menor é a numeração, maior é a pressão e o atrito. Logo, menos velocidade as suas rodas serão capazes de produzir. Próximo do ABEC 15, devido a baixa incidência de atrito, o seu skate terá uma ótima velocidade; no entanto, maior será a torção e possibilidade de quebra.

É válido salientar ainda que, em resposta à classificação ABEC, a marca Bones criou a sua própria classificação mais voltada para rolamentos de skate. Uma das modificações que devemos considerar é que, ao invés de uma anel de metal que segura as esferas, a Bones se utiliza de um anel de silicone, que aguenta mais impactos.

Os rolamentos mais velozes de skate

Agora que você já sabe como se classificam os rolamentos de skate, nada melhor do que saber quais são os melhores rolamentos do mercado para aumentar o desempenho do seu skate. Bora!

1. Bronson Speed G3

O rolamento Bronson Speed G3 foi projetado para durar por mais tempo, resistindo às adversidades das pistas. Aliás, como esses rolamentos não sofrem fricção (além de serem extremamente resistentes) vão se auto limpando enquanto giram.

Você sabia que este rolamento foi o primeiro a ser pensado sem a proteção de um escudo? Isso faz dele uma peça de difícil escape, então pode pegar aquela calçada sem medo de perder o rolamento por aí.

Este com certeza entra aqui como o rolamento mais veloz de todos os tempos. Tão insano, Bronson Speed G3 tem renome no mercado de rolamentos.

2. Bones Swiss Ceramics

O rolamento Bones Swiss Ceramics é o queridinho dos skatistas mundo afora, e não é pra menos. Esse rolamento é durável e entrega uma grande velocidade na session, dado o seus sistema interno, que diferente do aço de metal inova com as esferas de cerâmica, mais fortes e resistentes.

Com giros suaves, o Bones Swiss Ceramics é uma ótima opção para várias modalidades de skate, pois embora sutis, seus giros são muito velozes e não te deixam na mão na hora de lançar os slides. Por isso, vale o uso em skates street e longboards.

3. Bones REDS

Um outro rolamento que surpreende no quesito velocidade e já está em muitos setups de skatistas por aí é o Bones REDS, aquele rolamento de esfera vermelha que muitos de vocês já conhecem e, quem sabe, até usam.

Em geral, os rolamentos mais caros da Bones são produzidos com aço suíço, mas este não é o caso do Bones REDS, visto que ele é produzido na China. Mas, guenta aí, este rolamento mantém a qualidade Bones que já conhecemos. Aliás, falando em qualidade, ele conta com a lubrificação Speed Cream, o que facilita seus giros.

Por ser um rolamento chinês, o Bones REDS entrega um baixo custo de mercado, sendo uma peça bem acessível. Mas, não é pelo baixo custo que este rolamento está em nosso TOP 5, mas sim pela alta precisão e performance que agregam.

4. Bones Super Swiss 6

Hoje a lista está repleta de Bones, e a grande inovação do Bones Super Swiss 6 está no “6”. Calma, a gente explica. Em geral, os rolamentos de skate são feitos em 7 esferas, mas o Bones Super Swiss 6 é construído de apenas 6 esferas, o que pode mudar toda a sua experiência nas pistas.

Por ser projetado em 6 esferas de aço ao invés de 7, requer que as esferas sejam 20% maiores. Nesse sentido, menos rotações serão necessárias e, consequentemente, menos atrito é gerado, concedendo ao skate uma velocidade insana.

5. Rolamento Andale Swiss

O melhor das esferas suíças certamente estão no rolamento Andale Swiss da marca Andale Bearings. Com alta durabilidade e precisão sem igual, este rolamento entrega alta performance nas pistas, sem possibilidade de decepção.

O escudo de borracha garante a redução de fricções e uma limpagem fácil. Já a rotação responsiva das esferas de nylon propicia ao Andale Swiss uma velocidade animal, sendo ainda uma ótima opção para um rolê suave, em que se preza por resistência.

Agora sim você já está pronto para montar o seu setup e correr para as pistas. Esperamos que as nossas dicas de hoje tenham sido relevantes para você e, se já faz uso de algum rolamento e vem gostando dos resultados, comenta aqui pra gente. Aliás, você acha que tem algum outro rolamento que deveria ter entrado em nossa lista?

Para mais dicas como essa, acompanhe as nossas postagens semanais aqui no blog e fique por dentro do melhor do universo do skateboarding.

Até mais.

Deixe um comentário