Grandes campeonatos de skate para conhecer e acompanhar!

O skateboarding é um esporte radical que já conta com milhões de adeptos no mundo todo. Com o crescimento do esporte, não poderia ser diferente: cresce também o investimento em eventos para divulgação dessa categoria.

Muito mais que um esporte outdoor, o skateboarding é um estilo de vida, e por isso é tão influente na consolidação de grandes tendências de moda, como o streetwear e o skatewear. Por isso, quando falamos de skate, estamos falando antes de mais nada sobre uma forma de ser e existir no mundo.

Popularizado no mundo todo, o esporte conquista uma legião de adeptos, dispostos a praticá-lo com afinco, mas também em assistir seja ao vivo ou nas telas os grandes atletas que o praticam.

No post Postal de hoje separamos para você os maiores e mais insanos campeonatos de skate espalhados pelo mundo e que você, como um bom skatista, não vai querer perder de maneira nenhuma. Se liga aí!

Os 7 maiores campeonatos de skate ao redor do mundo

Como bem sabemos, o skate é um dos esportes radicais mais praticados do mundo, conquistando uma multidão de amantes globalmente. E que forma mais efetiva de reunir os amantes do skate em um mesmo lugar, senão através dos campeonatos e torneios com grandes premiações? Bora conferir os maiores campeonatos de skate do mundo!

Tampa Am

O Tampa AM é um campeonato clássico de skate realizado na skatepark de Tampa. O evento visa revelar os futuros profissionais do esporte dentre uma vastidão de amadores.

Skatista de balaclava mandando de slide na borda de um bowl

Ao longo da história do skateboarding o campeonato já consolidou grandes skatistas, como Caswell Berry e nosso queridíssimo Nyjah Huston, que atualmente se destaca em grandes competições do mundo todo – muleque é brabo.

Em meio a competição, o público presencia tricks aéreas e manobras insanas de skatistas com grande potencial de deixarem de ser amadores para serem elencados como os grandes nomes do skate.

Tampa Pro

O Tampa Pro é um dos campeonatos mais conhecidos do mundo do skate, e conta com figuras conhecidíssimas no mundo do skate, além de abrir espaços para skatistas desconhecidos demonstrarem as suas habilidades na pista.

As competições anuais ocorrem na skatepark californiana de Tampa e os participantes possuem como objetivo principal dar duas voltas na pista sem extrapolar o tempo máximo de 2 minutos, o vencedor leva pra casa uma bolada de mais de 70 mil dólares.

Quando comparada com outras competições, a Tampa Pro é mais simples, visto que não tem área VIP nem uma cobertura tão intensa da mídia, mas isso não faz da competição menos importante. A propósito, como dissemos, é lá que podemos encontrar grandes nomes do skate, como Mark York, Pat Duffy e Ronnie Creager.

Em 2020, apresentando a 26ª edição, a competição premiou Nyjah Huston na primeira colocação, Shane O’Neill na segunda e Ishod Wair na terceira.

X Games

Sabe o famoso 900 do Tony Hawk? Foi apresentado nesta grande competição de esportes radicais. Com duas edições anuais, de verão e inverno, o X Games é talvez o evento mais popular entre os aficionados pelo skate. Além de premiações em dinheiro, os participantes também ganham medalhas para primeiro, segundo e terceiro lugar.

Além de reunir grandes atletas e patrocinadores, o evento conta com várias modalidades de esportes outdoor como: snowboarding, surf, skate e mountain bike. No skate, contamos como as seguintes modalidades: park, street, vertical e big air.

O massa é que a competição é televisionada pela ESPN desde a década de 90, o que difunde ainda mais o skateboarding para o grande público.

Street League Skateboarding

A Street League Skateboarding é a liga profissional de skate originada em 2010 com fins de reunir os verdadeiros amantes de skate, sobretudo os aficionados pela modalidade street.

Se na maioria das competições de skate as manobras são avaliadas em conjunto, na SLK a performance do skatista é avaliada em cada performance, julgada individualmente, segundo o próprio processo de computação do idealizador do torneio, Rob Dyrdek.

Dentre as grandes competições de skate, a Street League Skateboarding é com certeza a que tem o maior prêmio em dinheiro. Atualmente, quem perfila na linha de frente como os grandes campeões da competição de 2019 é Nyjah Huston, com a conquista de seu 6º título, e Pâmela Rosa, a brasileira número 1 no ranking mundial.

Dew Tour

Dividido em esportes de inverno e verão, o Dew Tour é um campeonato insano criado em 2005 que reúne três diferentes modalidades de skate: street, vertical e bowl, nas quais os participantes concorrem na disputa por medalhas e prêmios em dinheiro.

Se liga aí na final da categoria masculina de street em 2019:

CPH OPEN

Criada em 2007, a CPH OPEN é um campeonato internacional de skate profissional que já rolou em diversas cidades ao redor do mundo, de Copenhagen a Berlim. O mais insano deste campeonato são os espaços urbanísticos nos quais ocorre: quarteirões, supermercados abandonados e até jardins, aproveitando assim o que cada cidade tem a oferecer.

A imensidão do evento é tamanha que o CPH OPEN não só reúne amantes do skate de todos os cantos do mundo, mas também é patrocinado por grandes marcas do universo skateboarding, como a Thrasher, Independent e Nike SB. Saca só o que rolou na última versão, em Copenhagen:

Matriz Skate Pro

O maior campeonato de skate de rua do Brasil é chamado de Matriz Skate Pro. Voltado para a modalidade street, o evento reúne os maiores skatistas brasileiros da modalidade.

A Matriz Skate Pro ocorre anualmente nas ruas de São Paulo e reúne uma multidão de adeptos, sempre prontos a assistirem os atletas mostrando as suas tricks arrojadas nas pistas e suas habilidades com os espaços urbanos. O evento ainda conta com patrocinadores de renome, como a Nike SB e LRG.

O mais massa desse campeonato é que ele agrega e muito na história nacional do skateboarding, na medida em que conta com skatistas de diferentes locais e tribos. A edição de 2019, por exemplo, contou com a vitória de um gaúcho, Luan Oliveira, que mostrou para o que veio com a sua pesadíssima sequência de manobras:

E você, já assistiu de perto alguma dessas competições? Conta aqui pra gente nos comentários qual a sua competição favorita!

Para mais conteúdos como esse sobre o universo do skateboarding, não deixe de acompanhar semanalmente as nossas publicações aqui no blog. E para fazer parte de nossa família repleta de amantes de skate, siga a Postal no Instagram.

Deixe um comentário