Música para skate, dica de playlist e como o esporte se uniu à arte 

Existe música para skate? Sim! O skate e a música possuem uma relação inseparável. Logo quando o esporte começou a nascer, muitas músicas faziam menção a ele, passando por diversos estilos, como: Surf Music, Punk Rock e outros sons fora da caixa.

O skate sempre foi mais do que uma prática, ele representa um lifestyle, inclusive, poucos esportes criaram comunidades tão fortes e democráticas como esse. Por isso, viemos hoje fortalecer esse estilo por meio da arte, conheça como a música se atrelou ao esporte e como montar uma playlist maneira pro role de skatistas!

Música e skate: uma história longa

Gostos musicais são particularmente únicos, com a popularização do skate podemos dizer que músicas maneiras para ouvir enquanto anda de skate são aquelas que também correspondem com o gosto pessoal de cada um.

Ainda assim, a cultura do skate é muito mais profunda. Na época em que ele surgiu, o esporte era bastante marginalizado no meio urbano , sendo assim, sempre esteve entrelaçado com algo maior que sustentasse a contracultura que ele representa.

O Rock sempre foi um estilo de música para skate, combinando muito bem com o “surf de rua” bem como o Surf Music possui o flow exato para acompanhar as manobras.

E não é só no dia a dia que essa combinação acontece: é praticamente impossível pensar em uma competição de skatistas sem música, certo? Desde antigamente, alguns dispositivos, como Walkman e Mp3, já eram utilizados nas pistas para ajudar a galera a mandar a ver. Uma playlist para skate bem escolhida proporciona um brilho e uma adrenalina a mais pro momento das manobras!

Capa de playlist da Postal Sound com perna de homem em frente skate

Posteriormente, alguns outros estilos foram ganhando espaço no esporte, o Hip Hop foi um deles. Além de servir de fundo para as competições, as músicas passaram a ser inspiradas pelo esporte, ou seja, amantes do skate começaram a compor e a fortalecer ainda mais essa cultura urbana. Charlie Brown Jr., Rage Against The Machine, O Rappa, Sabotage e muitos outros nomes explodiram e enriqueceram a cultura do skate.

O skate ganhou forma e, democraticamente, conquistou diversas gerações das mais variadas culturas, se quiser se aprofundar mais na formação cultural do skate, leia o nosso post sobre como surgiu o skate e as suas vertentes! Para montar uma playlist digna de um rolê maneiro é preciso visitar desde o universo do skate punk até a soundtrack completa do Tony Hawk’s, elencamos a seguir algumas facetas musicais do skate para você identificar o seu estilo e montar uma playlist no hype!

Inspirações musicais: skate punk, skate rock e outras influências

Sentir a brisa no rosto, correr com a prancha de rodinhas e apostar em manobras radicais na pista são práticas que combinam demais com a música, o som certo faz qualquer louco por skate viajar e curtir a adrenalina.

Certamente se você é um skatista nato, deve ter uma playlist guardada em seu celular, mas não custa nada atualizar ou até mesmo explorar estilos e sensações novas, né? Veja alguns dos estilos e suas características:

Capa de playlist da Postal Sound com homem segurando e olhando para celular

Skate rock

Esse gênero nasceu na Califórnia, com fortes expressões como o The Suicidal Tendencies, e em pouco tempo se espalhou. Tanto o rock quanto o skate estavam no auge e representavam a máxima da resistência urbana popular. Nada poderia ser mais prazeroso do que andar de skate despreocupado ao som de um rock

Os Grinders são exemplo de banda que fizeram barulho no skate rock nacional e, em sequência, o nosso país desfrutou de outros nomes como Lobotomia, Coquetel Molotov e Switchstance Guys, o mais interessante é: com integrantes imersos e apaixonados pelo skate, as músicas com certeza exalam cada detalhe do esporte.

Skate Punk

O skate punk tá ligadão ao punk rock, sabia? No início da década de 80, nos Estados Unidos, o skate não era associado a nada de bom, assim como o punk rock, e essa visão só fortaleceu ainda mais a cultura como um todo.

Blink 182, The Adolescents, Agent Orange, Circle Jerks, Bad Religion, Deth Kids e U.S Bombs são alguns nomes de peso originados do estilo skate punk. Revistas como a Thrasher Magazine ajudaram a disseminar esse gênero músico-esportivo, bem como a MTV com o Jackass. Tais referenciais eram importantíssimas para o crescimento do lifestyle.

Soundtrack Tony Hawk

Nem precisamos falar da Tony Hawk, né? Esse game para os skatistas é muito mais que um simples jogo. A Tony Hawk Pro Skater 1+2 inovou demais, eles disponibilizaram playlist no spotify com uma soundtrack que faz qualquer skater se transportar para um cenário de competições, encontros e manobras iradas com um fundo musical empolgante!

Trouxemos a lista de músicas que existem nos jogos para você conferir e preparar o play no seu streaming preferido!

  • Tony Hawk Pro Skater 1:
  1. The Suicide Machines – “New Girl”;
  2. Goldfinger – “Superman”;
  3. Speedealer – “Screamer/Nothing to Me”;
  4. Dead Kennedys – “Police Truck”;
  5. Primus – “Jerry Was a Race Car Driver”;
  6. Unsane – “Committed”;
  7. The Vandals – “Euro-Barge”;
  8. Suicidal Tendencies – “Cyco Vision”;
  9. Even Rude – “Vilified”;
  10. The Ernies – “Here & Now”.
  • Tony Hawk Pro Skater 2:
  1. Papa Roach – “Blood Brothers”;
  2. Anthrax/Public Enemy – “Bring the Noise”*;
  3. Rage Against the Machine – “Guerrilla Radio”*;
  4. Naughty by Nature – “Pin the Tail on the Donkey”*;
  5. Bad Religion – “You”;
  6. Powerman 5000 – “When Worlds Collide”*;
  7. Millencolin – “No Cigar”;
  8. The High and Mighty – “B-Boy Document ’99”;
  9. Dub Pistols – “Cyclone”*;
  10. Lagwagon – “May 16th”;
  11. Styles of Beyond – “Subculture”;
  12. Consumed – “Heavy Metal Winner”;
  13. Fu Manchu – “Evil Eye”;
  14. Alley Life – “Out with the Old”*;
  15. Swingin’ Utters – “Five Lessons Learned”;

Todas as versões do jogo possuem playlist memorável que todo skatista precisa ter! Em diversas plataformas de música você encontra soundtracks referente à versão Tony Hawk Pro 4, 3 e assim por diante!

Rap

O rap é um dos sons que também fazem a cabeça dos skaters, principalmente no que diz respeito ao modelo street skate. Próximo a ele, o hip hop elucida bem as manobras nas ruas e toda a crítica social por trás do esporte.

Dica da Postal: Não é novidade que nós respiramos skate, por isso, soltamos uma playlist com o Dj Ikeda no Spotify que reúne clássicos do street skate, skate punk e rap. Por meio dela, é possível viajar culturalmente nesse esporte e adentrar no meio artístico do skate, olha só quais foram as inspirações do Dj para essa track:

A playlist é inspirada em músicas da década de 90 até o início da década de 2000, a partir de hits da famosa marca 411VM (VideoMagazine), que tocava Rap, Hardcore e Punk. O artista se inspira na marca porque foi ela que o apresentou novos estilos, skatistas, grupos e marcas – mas não só ele, pelo menos 2 gerações de apaixonados pelo skate e seus soundtracks.

Prepare a sua soundtrack de acordo com as listas e dicas que elencamos aqui e curta essa vibe diferenciada, explore todas as sensações que a prática do skate pode te proporcionar! Liberdade, radicalidade e muita cultura!

Postal Sounds: Playlists prontas para quem ama surfar no asfalto

Você sabia que a Postal conta com diversas opções de Playlists de músicas de skate no Spotify? Isso mesmo! Semanalmente nós damos dicas de playlists no nosso Instagram com músicas para quem ama esse estilo de vida, assim como nós.

Temos um destaque com todas essas dicas de música para você curtir o rolê com os melhores soundtracks.

Capa de playlist da Postal Sound com pessoa vestindo blusa de frio e cobrindo parte do rosto com o capuz

Agora que você já sabe o que ouvir no rolê, não deixe de acrescentar músicas particulares que expressam a sua identidade enquanto skatista na sua playlist. Aqui no Blog você confere as melhores dicas sobre o esporte e o estilo cultural do skate. Conta pra gente nos comentários a música que não pode faltar na sua playlist oficial de skatista! Até mais!

Deixe um comentário