Class Hats: tudo sobre a história e personalidade da marca

A Class Hats se tornou rapidamente uma marca icônica, respeitada e com peças muito ambicionadas no mundo do streetwear. Sua filosofia de composição, que por vezes parece misteriosa, fala por si mesma na simplicidade ambígua dos detalhes, que contam de maneira muito sensível fragmentos do cotidiano de suas origens.

Por trás do mistério bem calculado e da exclusividade das peças da Class Hats existe muita arte, conceito e princípios. Ficou curioso? Quer saber mais sobre esses traços e a personalidade da marca? 

Então, continue a leitura desse post. Vamos te apresentar um pouco mais sobre a Class  – não tudo, já que ainda não somos tão Herlock Holmes para desvendar todos esses mistérios. 

O começo da Class Hats

Originária de Santo André, no Grande ABC Paulista, a Class nasceu das ideias de Rafaela e Eric, responsáveis por maior parte do processo criativo, direção de arte e até por parte dos lookbooks.

Modelo homem vestindo roupas da Class Hat

Por volta de 2014 começam a produzir modelos tradicionais de boné, especialmente nos tipos polo e sport, todos desenhados, produzidos e entregues à mão, sempre com riqueza artesanal nos detalhes.

Esse apreço estético da marca acabou a tornando popular na cena do skateboarding, a modelagem, a durabilidade, a exclusividade de cada peça, tudo isso transformava rapidamente o nome da Class Hats num item de desejo, o que acabou oportunizando a expansão deles para para a produção de outros itens, como bolsas, calças, camisetas, suéteres.

Um processo criativo e Santo André!

O design e a arte dos itens da Class Hats contam toda uma história de forma minimalista. Santo André é a maior cidade que compõe a área do ABC(D) Paulista, que ainda são compostas por outras cidades como São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. 

É uma área metropolitana de São Paulo com uma identidade muito única; é historicamente um grande polo industrial do país, para onde muitos brasileiros migraram na busca por melhores condições de vida.

Foto do modelo vestido roupas da Class Hat olhando pra baixo e segurando um skate

A construção do ABC foi diversificada e com muita luta popular, movimentos sindicais, repressão policial. Hoje o ABC mistura cenas de alto nível industrial com bairros tradicionais, peças históricas vivas que fazem parte do dia a dia popular.

A cultura do ABC é única, muito diferente da capital, o histórico de movimentos populares sempre incentivou um movimento de cunho mais independente, Do it Yourself, de onde surgiram diversos grupos de teatro, coletivos de hip hop, samba e arte urbana. O cenário do skateboard também é muito efervescente na região.

Detalhes que tornam a Class Hats mais que especial:

Os singelos detalhes da cultura suburbana vintage foram muito bem capturados pelos temas da Class, que em cada drop levanta um tema; tendo lançado linhas com temas esportivos, com colagens de quadros nacionais, sobre brincadeiras de rua como pipa, futebol, soltar balões, imagens minimalistas ironizando temas clichês, temas relacionado à entregadores, homenageando figuras icônicas do ABC, como Adoniran Barbosa, artista multi-facetado de origens humildes.

A Class Hats fala muito pouco às mídias especializadas, apostando no poder do minimalismo para contar suas próprias estórias, dando força ao poder interpretativo de cada pessoa. Sua página possui um design mínimo, repleta de itens que se esgotam rapidamente, e seus lookbooks são genuínas obras de arte fotográficas.

Casal de modelos posando para foto, homem sentado e mulher de pé ao seu lado vestido Class Hat

A artesania da equipe nunca deixou de ser o seu diferencial; uma única coleção pode levar de meses a anos para ficar pronta. Suas peças possuem pouco caimento, para proporcionar, mais do que um espaço com folga para a movimentação sobre o skate. 

A marca também recupera um aspecto que tem sido perdido em maioria das streetwears, que na busca por algum tipo de vanguardismo comercial, perde mais que o contato com o público: perde sua essência.

A resistência à produção em escala e à exposição excessiva do branding resguarda uma aura de princípios sólidos e uma filosofia da composição genuína à Class, que cada ano aparece com um tema, um conceito, uma paleta e designs novos, dando uma sobrevida ao aparentemente simples que é circundado por muita espirituosidade da equipe, que dialoga com sua comunidade misturando o clássico e o sofisticado com o cotidiano e casual.

Vale a pena dar uma boa navegada pelo catálogo da marca, mesmo que muitos dos seus itens estejam esgotados, vale a jornada pelo carinho estético da equipe, que de forma independente, trabalha como uma grife de vanguarda à revelia da grande máquina, produzindo peças únicas de streetwear.

A Postal Skateshop tem peças Class Hat em seu catálogo, confira nossa lista, lembrando que os itens são exclusivos e limitados, então aproveite para reservar sua peça.

Aqui em nosso blog a gente está sempre com materiais novos sobre skateboarding e streetwears, com dicas, lançamentos, looks, curiosidades e tutoriais. Para ficar sempre por dentro das publicações continue de olho em nosso blog. Para adquirir os melhores e mais variados produtos de skate, basta acessar nossa loja e aproveitar as melhores condições!

Deixe um comentário