Limpando os rolamentos do seu skate passo a passo

Para manter a qualidade da sua performance, além do preparo físico, tão importante quanto é a qualidade dos componentes do seu skate. Um amortecedor gasto pode dificultar o controle, um rolamento sujo pode diminuir seu ganho de velocidade e até travar, te jogando no chão alguma hora dessas. 

Por isso é tão importante a manutenção de seu skate, e hoje vamos falar sobre como limpar rolamentos para aumentar sua vida útil e qualidade.

Quando devo limpar os rolamentos do meu skate?

Não existe uma fórmula média de tempo. O importante é pensar o quanto e com quanta intensidade você anda, além de quais são os ambientes nos quais você anda. Por exemplo, no street é muito muito mais provável que você suje os rolamentos com um tempo mais curto do que nas ramps.

foto do rolamento bones red big balls com detalhe azul um em cima do outro

Ao sentir que estão fazendo um barulho estranho, com aspecto “grosso” de sujeira ou até dando pequenas travadas, é fundamental revisar e fazer uma manutenção.

Mesmo que seus rolamentos sujem pouco, ocasionalmente eles acabarão precisando de alguma lubrificação, aproveite o momento de aplicar o lube e já dê seu jeito para limpá-los, a aderência vai ser muito melhor.

Como limpar os rolamentos do skate, passo a passo

O processo é bem simples e efetivo. Você só vai precisar de algum tipo comum de solvente, como álcool isopropílico, acetona ou thinner (e tenha cuidado ao manipulá-los, procure usar luvas).

Removendo os rolamentos

Com uma chave multi-ferramentas T para skate, remova a porca que fixa a roda ao truck.

Para remover o rolamento da roda, basta dar uma batida para que ela saia. Caso esteja mais presa, você pode usar a chave T ou a própria haste do truck, fazendo pressão a partir de dentro para remover.

ferramentas chave spitfire para skate visto de cima

Remova os anéis separadores, as porcas e as arruelas do truck, deixe tudo separado para não perder.

Agora você precisa remover também o escudo do rolamento. Com a ajuda da ponta de um clipe, alfinete ou canivete, você pode puxar tanto a partir do centro como a partir da borda, os rolamentos geralmente têm pequenos furos laterais para você poder inserir a ponta.

Antes de lavar

Faça uma limpeza prévia para remover a parte mais grossa da sujeira. com um papel toalha, bucha ou escova, vá tirando suavemente todos os excessos acumulados por fora do rolamento, assim você suja menos o solvente e precisa repetir menos vezes o processo.

Verifique também se todas as esferas do rolamento estão intactas e se não há nada bloqueando sua rolagem adequada.

Limpando em solução

Em um pequeno reservatório, despeje o suficiente do solvente que você escolheu até que todos os rolamentos possam ficar submergidos na solução.

A água provavelmente vai ficar bem suja, não se preocupe. Deixe os rolamentos submersos por uma média de 10 minutos para thinner e acetona, e de 15 a 20 para álcool isopropílico.

foto do recipiente de limpeza para rolamento de skates bones bearing cleaning unit

Se os rolamentos ainda continuarem com um aspecto “sujo”, você pode repetir o processo. As soluções não vão danificar os rolamentos, mas é importante não utilizar água em nenhum momento, já que a maioria dos rolamentos é de aço.

Depois de limpos, dê uma batida em cada rolamento ao retirar da solução, para remover o excesso, depois seque-os com um papel toalha ou pano, passando toda sua extensão.

Você pode usar uma bombinha de ar comprimido para agilizar o processo ou deixá-los secando por uma média de 10 a 15 minutos.

Lubrificando o rolamento

Após terminar de limpar os rolamentos do skate, aproveite para limpar também todas as demais partes que envolvem a rodinha (separador, porcas, arruelas e escudos).

Procure usar um lubrificante de rolamentos específico para skate, assim você consegue dosar melhor a quantidade ideal (de 1 a 2 gotas por rolamento). Não use WD-40 ou graxa, por mais que pareçam funcionar na hora, logo secarão e diminuírão a vida útil de seu rolamento.

Vá girando o rolamento enquanto aplica o lube, para distribuir bem.

Remontando a roda

Se por algum motivo a haste do seu truck não tem uma arruela e sua roda não tem um separador, sugerimos fortemente ambos, assim você preserva mais a superfície dos rolamentos.

foto do truck da independet x fucking awesome 144 stage 11 visto por trás

Devolva os escudos devidamente limpos ao rolamento, posicione a arruela na haste do truck e, ao apertar a porca, observe se não está colocando muita pressão: a roda deve ficar com um pouco de jogo, ligeiramente móvel dentro do eixo.

Gire a roda para verificar se está bem lubrificada e sem nenhum tipo de barulho estranho ou travando.

Mesmo depois de secos, os rolamentos vão precisar de um pouco mais de tempo e rolagens para ficarem “normais” outra vez, então aproveite para dar um rolê mais suave para amaciar as esferas do rolamento.

Fechando o rolê

Agora que você aprendeu como limpar o rolamento do skate de forma adequada e tem os equipamentos para manutenção, sempre que sentir que algo anda errado, não deixe de desmontar, verificar e limpar seu board, isso vai aumentar bastante sua vida útil.

Lançaremos mais posts sobre cuidados com o board em nosso blog, e na página da Postal Skateshop você encontra todos os materiais para manutenção do seu board, além de diversos acessórios e skatewear!

Deixe um comentário