Como lavar o boné? Deixe seu headwear bem limpo e sem desgaste

Você já deve estar ligado que o boné é um acessório de grande peso para a moda streetwear. Além de ser uma proteção contra os raios UVA e UVB, ainda mais para aqueles que gostam de pegar uma sessão em pistas de skate descobertas, os bonés são acessórios de grande estilo.

Mas a pergunta que não quer calar é: você se lembra quando lavou o seu boné pela última vez? Nós sabemos que muitos de vocês curtem bastante usar bonés no dia a dia e possuem até uma coleção deles.

Mas, sabemos também que muitas pessoas nunca lavaram os seus bonés desde que os compraram na loja.

E, talvez, muitos nem sabiam que era possível fazer a lavagem. No entanto, como as roupas que usamos, os bonés também precisam passar pela higienização, principalmente, quando usados todos os dias.

Rapaz sentado fotografado de cima para baixo utilizando boné segurando a aba do mesmo esconde seu rosto

Isso porque, quando usamos bonés diariamente, o nosso couro cabeludo tende a transpirar muito e o odor forte do suor fica impregnado no tecido. A falta de lavagem do acessório pode passar à galera uma falta de autocuidado e higiene.

Levando isso em consideração, a Postal separou algumas dicas para que você possa fazer a limpeza de seu headwear e mantê-lo como se tivesse novinho em folha. Saca só!

Confira os dados da etiqueta antes de iniciar a lavagem

Antes de iniciar a lavagem propriamente dita, é essencial conferir aquela etiqueta da parte interna do boné. Muitos nem lhe dão a devida atenção e até chegam a cortá-la, mas na etiqueta estão informações valiosas quanto ao processo de lavagem.

É nela que você encontra o tipo de tecido do boné e essa informação será muito útil para que você possa escolher a forma adequada para lavar seu headwear. Por exemplo, bonés feitos em algodão são mais maleáveis e fáceis de limpar, visto que podem ser lavados normalmente, mas bonés em couro requerem alguns cuidados especiais.

Bonés de várias cores e marcas dispostos em prateleiras

Outra informação substancial que você precisa estar ligado é que tipos de produtos de limpeza aquele boné específico comporta. Se na etiqueta constar que não se pode usar alvejante, você consegue se precaver de causar manchas irreversíveis em seu acessório. Então, fique atento!

Selecione todos os produtos para a higienização

Agora já podemos separar os produtos de limpeza que você pode utilizar para a higienização correta do boné. Se o acessório for de sarja, malha ou algodão, a lavagem pode ser feita normalmente, como se você estivesse lavando uma peça de roupa.

Para tanto, você precisar de:

  • tanque ou bacia cheia d’ água morna para cobrir o acessório;
  • alvejante (se o tecido suportar);
  • uma escovinha;
  • sabão em pó ou líquido neutro.

Só tome cuidado, porque os alvejantes a base de cloro tendem a desgastar a cor do tecido.

Retire os pelos do tecido

Bonés de cores mais sóbrias, especialmente bonés pretos, tendem a juntar muitos pelos durante o uso. Sendo assim, uma dica para esses acessórios consiste em, antes da lavagem, fazer a retirada dos pelos com rolos adesivos ou com uma fita adesiva.

Essa dica é importante, porque não só pelos de gato e/ou cachorro podem ser encontrados, mas, com o uso constante do boné, é normal que os seus próprios fios capilares caiam naturalmente e fiquem acoplados na parte interna do acessório, logo, um passo de pré-lavagem para essa remoção é crucial.

Rapaz com a cabeça baixa utilizando boné vinho segurando aba do mesmo mostrando para a câmera o acessório

Há também uma parte de seu boné que certamente está juntando muita sujeira, ainda mais se você não tem o costume de lavá-lo com frequência. O velcro do acessório, o qual você faz o fechamento e o ajusta a sua cabeça, tende a juntar aquelas bolinhas brancas e fios de linha.

Se esse for o seu caso, a remoção pode ser feita como uma escovinha, só tome cuidado para não desgastar a peça com movimentos bruscos. Seja sutil!

Outra dica fundamental é jamais lavar o seu boné com outras peças de roupa. Isso porque a sujeira das peças podem ser transferidas para o headwear. Então, é preciso que a higienização de seu acessório seja um momento único.

Deixe de molho e faça a higienização genérica

O primeiro passo da lavagem de um boné consiste em criar o ambiente propício para deixá-lo de molho. Mas não basta apenas colocá-lo submerso em água corrente, é preciso antes adicionar algum ativo que possa ajudar na limpeza.

Aqui você pode utilizar alvejante sem cloro ou ainda sabão em pó ou líquido oxidante na água morna, que preenche o seu tanque ou bacia. Em seguida, coloque o boné e o deixe de molho por até 15 minutos.

Passado esse tempo, você já pode colocar a mão na massa. Com o auxílio da escovinha faça movimentos leves em direção às partes mais encardidas do acessório. Geralmente, quando a parte interna é clara tende a apresentar mais sujeira e é aí que você deve focar seus esforços.

Rapaz de boné com a cabeça baixa as duas mãos levantadas mostrando o dedo do meio

Contudo, a parte de fora também merece atenção, uma vez que é ela que fica em contato diário com os agentes externos, como chuva e sol, que podem ajudar na cristalização de impurezas no boné. E, claro, a aba do boné também precisa ser higienizada, não se esqueça de esfregá-la.

É crucial que os movimentos de limpeza sejam feitos delicadamente para que você não incorra no risco de desgastar alguma parte do acessório. Aliás, se ele apresentar estampas, costuras, logotipos ou for de couro, o cuidado deve ser redobrado.

Nesses casos, o mais indicado é não higienizar essas partes com escovinha, no máximo com o auxílio de um pano úmido.

Após fazer a limpeza do boné, tomando o cuidado devido com as partes mais sensíveis, faça o enxague da peça até que todo o sabão seja removido por completo e passe para o passo seguinte.

Deixe o boné secar na sombra in natura

O passo de secagem do boné é tão importante quanto o passo de remoção de manchas. O que muita galera por aí tem feito é, após a lavagem, deixar o boné pendurado no varal, secando ao sol.

O grande problema é que os grampos podem deformar o seu acessório e, se a peça for em tons claros, a luz do sol pode amarela-lá. Então, o mais recomendado é deixar que o boné seque naturalmente na sombra.

E uma dica extra, você pode manter o boné secando sobre um objeto arredondado para que conserve o seu molde, mas, caso você não tenha nenhum artigo assim, enrole uma toalha seca, coloque dentro do boné e o deixe secar sobre uma superfície lisa.

Moça fotografada de cima para baixo usando boné rosa claro

Fechou, galera. Ta aí o nosso post sobre como lavar um boné. Esperamos que tenham curtido o conteúdo e que utilizem as nossas dicas, afinal, agora não tem desculpa para manter o boné sujo, não é mesmo?!

Para conferir mais dicas como essa, navegue pelas nossas categorias aqui no blog, porque conteúdos de alta qualidade sobre o skateboard te esperam. Aliás, saca só este post maneiro de como limpar uma lixa de skate.

Até mais!

Deixe um comentário