Como andar de skate? Dicas práticas para iniciantes mandarem bem!

Tem muitas pessoas que têm certo receio em andar de skate por medo de levar alguns tombos ou porque não acham que possuem a coordenação necessária. Mas há técnicas muito fáceis que ensinam a como andar de skate.

Além dessas técnicas, algumas práticas, sapatos certos e outras coisas também podem ajudar. Então, se você quer entrar nesse mundo do skate e aprender a mandar umas manobras e ir a alguns rolês por aí, fique ligado nessas dicas para iniciantes!

Skate para iniciantes: dicas práticas para aprender!

É fato que não existem tantos segredos, afinal, é como andar de bicicleta, quando se aprende, nunca esquece! Mas algumas práticas podem ser utilizadas para aprender a andar de skate de modo mais rápido.

Pode acontecer de algumas parecerem simples demais, mas tenha confiança, um passo a passo simples é essencial para entender tudo. Afinal, todos começam no mesmo nível, como iniciantes, e irão acontecer quedas e ser desajeitado sim, mas tudo se aprende com a prática.

Comprou o primeiro skate? Então, bora andar!

Equipamentos adequados

Pode ser comum pensar que para andar de skate basta só ter ele, não é? Isso é, em partes, mentira. Realmente ele é necessário e deve ser de uma marca boa para valer o custo-benefício, mas, apesar disso, existem outros equipamentos.

Primeiro, um tênis adequado. Os sapatos não são todos iguais, muito menos quando falamos em tênis, os modelos diferentes estão aí para atender às necessidades do povo. No caso de um tênis para skate, ele deve ser firme e resistente para aguentar o baque das manobras e, talvez, as quedas.

Homem segurando skate em pé e com roupas e tênis para andar de skate

Dê preferência para modelos retos que tenham sola de borracha, esses são os que oferecem o melhor atrito com a lixa para não escorregar em cima do shape.

Homem de camiseta preta com tatuagem no braço segurando shape de skate

Além disso, tem os equipamentos de segurança. Pode até achá-los cafona ou algo do tipo, mas eles existem para cumprir sua função: proteger. Como um iniciante, quedas e escorregões podem acontecer com frequência, então um capacete, cotoveleiras e joelheiras são itens essenciais para evitar machucados e lesões mais graves.

Roupas adequadas também são uma boa escolha, elas devem permitir a movimentação sem restrições e – é claro – conferir aquele style, transmitindo sua personalidade. E não se esqueça de que deve ser de um tecido confortável para suportar todo o suor e não te incomodar.

Escolher o lugar certo

Se você é um iniciante, não adianta nada tentar aprender a andar com o skate em uma rua ou avenida movimentadas, não é? Isso só vai contribuir para que acidentes mais graves possam acontecer, além de não te deixar totalmente livre, com o espaço suficiente.

Para os primeiros contatos com o skate, dê preferência a pistas próprias que podem ter em sua cidade, elas possuem o chão adequado e alguns obstáculos que podem te ajudar.

Caso contrário, estacionamentos vazios e calçadas lisas com poucas casas e fluxo baixo de pedestres são ótimas escolhas. Isso é apenas nas primeiras vezes para conseguir se equilibrar e andar um pouco. Depois, pode, tranquilão, dar alguns rolês por aí para pegar prática.

Movimente-se certo

Você sabe qual é o básico do skate? Comandar com o seu pé dominante, ou seja, aquele que você se apoia vai ficar em cima do shape, e o outro que vai remar. O estilo mongo ou impulso mongo (usar o pé de apoio para empurrar e o outro deixar no skate) não é tão recomendado, já que não oferece o equilíbrio necessário.

Após o impulso, experimente ajustar a postura para que os pés fiquem posicionados de modo que seja fácil direcioná-los para o movimento. Pode parecer estranho e meio desajeitado, mas a prática irá tornar tudo mais natural!

Skatista fazendo manobra em rampa de skate

Para virar, é muito fácil, o ideal é deixar os trucks soltos para ficar mais fácil de direcionar o shape. Com eles desse modo, basta transferir o peso conforme a direção que quer virar, com cuidado.

Agora, se os trucks estiverem mais rígidos, é preciso levantar um pouco o nose na hora de mudar a direção de seu percurso. Para iniciantes, é melhor deixá-los um pouco mais apertados para que não se perca o equilíbrio pelo shape balançar muito, mas de forma que dê para aprender a virar.

Aprenda o ollie

Mesmo os iniciantes devem aprender essa técnica para conseguirem avançar mais. Essa manobra é uma das mais utilizadas quando se anda de skate, já que tem a função de ajudar a subir nos obstáculos e mandar outras mais difíceis.

Para aprender, a primeira parte é estalar o shape, ou seja, bater no tail com o máximo de força que conseguir para que ele seja lançado no ar. Depois, deve empurrar o bico do pé no shape, fazendo com que ele suba, movendo seu pé da frente dos parafusos do truck e, em seguida, colocando-o no meio da prancha.

Feito isso, basta treinar como um louco. Aqui, a frase “A prática leva à perfeição” é totalmente real! Se achar difícil, pode optar por uma superfície que não escorregue até pegar o jeito, depois, bora para as pistas!

Ande com pessoas que sabem e pratique regularmente

Uma boa maneira de pegar mais jeito é conviver com pessoas que sabem mais. Os veteranos no skate, com toda a certeza, terão algumas dicas e poderão te ensinar coisas novas. Essa é uma maneira de aprender mais e fazer novas amizades.

Rapaz em pé com roupas estilo skatista segurando skate

Então, chega a tarefinha final: praticar. Andar de skate sempre que puder vai fazer com que você pegue o jeito mais fácil. Quando menos esperar, vai estar mandando umas manobras desafiadoras!

E então, é simples, não é? Basta um pouco de perseverança. Para ficar por dentro de mais dicas, eventos especiais e muito mais, fique com a gente toda semana. Até a próxima!

Deixe um comentário